Filmambiente 2018 - Convidados

Bérengère Sarrazin, cineasta francesa, feminista e ativista sem fronteiras. Seu longa Las Damas Azules -longa em competição no Green Film Festival – participou de numerosos festivais em todo o mundo e mostra a vida de mulheres da região de Cajamarca, no norte dos Andes Peruanos que lutam há anos, contra a expansão da atividade mineira que afeta o meio ambiente e as vidas dos moradores da região.

Daniel de la Calle, cineasta e fotógrafo espanhol, licenciado em Comunicação Audiovisual e fotografia vem trabalhando no campo da música, cinema e televisão desde os anos 90, na Europa, Estados Unidos e Brasil. Seu documentário “ilha” tem sido premiado em festivais ao redor do mundo. Daniel atualmente finaliza um longa-metragem sobre a etnia Karajá do Mato Grosso, “Tori, Futuro Imperfeito”.

Mário Branquinho, português, licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Animação Artística. Técnico Superior do município de Seia, Portugal e programador da Casa Municipal da Cultura local. Fundador e Diretor do CineEco, o único Festival Internacional de Cinema de Ambiente a acontecer em Portugal, há 22 anos. Júri em festivais de cinema de diversos países e orador em palestras internacionais sobre cinema ambiental. Fundador e membro da direção da Green Film Network (GFN).

Artur Xexéo, brasileiro, jornalista, dramaturgo, escritor. Foi editor de cultura do Jornal do Brasil e de O Globo, onde escreve coluna semanal. Comentarista da rádio CBN e do programa Estúdio I, na Globo News, escreveu um livro de crônicas sobre os bastidores das coberturas de Copas do Mundo e as biografias de Janete Clair e Hebe Camargo, que adaptou para o teatro como musical. Escreveu as peças A Garota do Biquini Vermelho, dirigida por Marília Pera; Nós sempre teremos Paris e o musical Cartola: o mundo é um moinho, além de roteiros para televisão.

Harold Crooks, jornalista, diretor de cinema e escritor canadense, dirigiu The Price we Pay, escolhido pela crítica do New York Times 2014, sucesso de bilheteria na França e melhor documentário canadense de 2014 pela crítica cinematográfica de Vancouver. Co-dirigiu o aclamado documentário eco-político Sobrevivendo ao Progresso (2012), e é co-autor da narração de A Corporação, filme premiado no Sundance e em inúmeros Festival.

Maria Paula Fidalgo, atriz brasileira, psicóloga, comediante, cronista e apresentadora, iniciou a carreira na primeira turma de VJs da MTV brasileira. Como atriz, participou do programa Casseta e Planeta na TV, peças de teatro e filmes; lançou em 2011 o livro de crônicas Liberdade Crônica, vive em Brasília, onde escreve uma coluna semanal na revista de domingo do Correio Braziliense. É militante ambiental e uma das fundadoras da ONG Uma Gota no Oceano.

Paulo Adário, brasileiro, ambientalista, jornalista, ajudou a fundar o Greenpeace Brasil nas vésperas da Eco-92. Mudou-se para Manaus em 1998 para abrir o escritório da organização na Amazônia. Em 2001 assumiu a coordenação da campanha da Amazônia do Greenpeace. Recebeu em 2012, da ONU, o Prêmio “Herói da Floresta” por seu trabalho em defesa das florestas e comunidades que nelas vivem. Desde 2014 no Greenpeace Internacional, é apaixonado pela Amazônia e luta por um modelo de desenvolvimento responsável para a região, combinando proteção ambiental e justiça social.

François Sueur, Francês, engenheiro, com pós graduação em administração de empresas e economia do desenvolvimento, é o gerente de projeto da Divisão de Água e Saneamento da Agência Francesa do Desenvolvimento desde 2013, onde desenvolve e supervisiona uma carteira de crédito para projetos na África, Ásia e América Latina, que apóia o desenvolvimento e transmissão de conhecimentos relativos a parcerias público-privadas (PPP). Por 25 anos trabalhou em diferentes empreendimentos ligados a questões da água, ocupando cargos de direção e acumulando larga experiência internacional.

 

Diretores
 
Ricardo Gomes, de Baia Urbana 
Bebeto Abrantes, de Caminho do Mar
Juliana de Carvalho, produtora de Caminho do Mar 
Rodolfo Amaral, de Detox SP
Felipe Kurc, de Detox SP
Monja Cohen, personagem de Detox SP 
Marcos Colon, de Muito Além de Fordlandia 
Eliza Capay, de O jabuti e a anta 
Renata Claus, de Exília 
Roger Williams, de Rio Manchado de Azul 
Thiago Foresti, de O Complexo