Painel Meio Ambiente:

Evolução Temática e de Abordagem nos últimos 20 anos

Oi Futuro Ipanema - Dia 9 de setembro, às 18h30  |  Entrada Gratuita - Aberto à Todos


Sob o ensejo da homenagem aos vinte anos de realização do festival português Cine’Eco, haverá uma mesa redonda para discutir e entender a evolução dos assuntos de cunho ambiental. O que mudou nestes vinte anos? O que deixou de ser preocupação – se é que algum assunto nesta área já não preocupa por ter encontrado uma solução ou bom encaminhamento – e o que começou a ser avaliado, desvendando, denunciado. De que forma a abordagem às questões ambientais – no que tange a formatos, técnicas e gêneros de filmes e vídeos – evoluiu ou sofreu alteração neste período ? 

Para debater estas questões reunimos pessoas que trabalham com as questões de meio ambiente e sustentabilidade há mais de vinte anos, seja realizando reportagens, organizando eventos, produzindo e dirigindo filmes e vídeos, como o diretor do Cine’Eco, Mario Branquinho e a diretora e produtora Paula Saldanha, ou estudando as consequências econômicas e sociais das mudanças climáticas, caso do professor, consultor e economista Sergio Besserman.

Para mediar a mesa, convidamos o jornalista Agostinho Vieira.


Mario Branquinho   Paula Saldanha   Sergio Besserman   Agostinho Viera


Mario Branquinho    

Licenciado em Ciências Sociais com Mestrado em Animação Artística. Como Técnico Superior do Município de Seia, é responsável e programador da Casa Municipal de Cultura de Seia, onde é diretor e fundador do Cine’Eco, Festival Internacional de Cinema Ambiental que realizará sua vigésima edição esse ano, em Portugal.

 

 

 

 

 


Paula Saldanha

Jornalista e escritora, tem documentado o Brasil e suas populações há quatro décadas, em seus programas de TV, vídeos e livros. Foi apresentadora do Fantástico, Jornal Hoje e do telejornal infantil Globinho. Em 1979, criou o primeiro programa de meio ambiente da TV brasileira, o Globinho Repórter. Há vinte anos  dirige o programa Expedições, coprodução de sua produtora RW Cine com a TV Brasil. Paula é presidente do Instituto Paula Saldanha, dedicado a projetos ambientais e culturais.

 

 

 

 


Sergio Besserman

Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, o economista e ecologista carioca, estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992. Participou do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University. É membro do Conselho Diretor de organizações não governamentais como a Fundação Roberto Marinho, o WWF, a CI, e o ICLEI. Comentarista de cidade da rádio CBN. Ganhou o Prêmio Jornalista & Cia/ HSBC na categoria Especial de Personalidade do Ano em Sustentabilidade.

 

 


Agostinho Vieira

Jornalista, tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Insead, da França, e em Gestão Ambiental, pela Coppe/UFRJ. Assina a coluna Economia Verde, no Globo, todas as quintas-feiras, e mantém o blog Economia Verde, no Globo Online. Tem coluna ainda no Globo a Mais, publicação digital diária do jornal O Globo. Foi repórter de Cidade e Política, editor, editor-executivo e diretor-executivo de O Globo. Também foi diretor-geral de Jornalismo da Rádio CBN. Ganhou o prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e um prêmio da Society of Newspaper Design, em 1998.