Painel Da Horta à Mesa sem sair da Cidade

Dia 01 de setembro, às 18h30hs  |  Oi Futuro Ipanema | Entrada Gratuita - Aberto à Todos

Uma das premissas do desenvolvimento sustentável é produção local para consumo local. Para isto, nada melhor do que consumir alimentos que chegam à mesa sem ter que fazer longas viagens, nem ser congelados e embalados. Alimentos que são produzidos no mesmo bairro, rua ou mesmo apartamento onde moramos. Vamos conhecer e debater o conceito de Hortas Urbanas, através da experiência do fundador da empresa Urban Farmers (Fazendeiros Urbanos) e da engenheira agrônoma Renata Souto, que nos falará da experiência brasileira. O painel será coordenado por Carol Sá, do movimento SlowFood Rio Zona Norte. Haverá tradução simultânea e será aberto para perguntas da plateia.

Renata Souto

Engenheira agrônoma,  mestre em Solos e Agroecologia. Atua no Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA e na Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, rede formada por grupos e instituições que fortalecem as experiências em agroecologia do estado. Tem trabalhado com mulheres agricultoras dando visibilidade ao trabalho nos quintais, especialmente os quintais urbanos e no resgate do conhecimento popular a respeito das sementes, da diversidade de espécies vegetais e do manejo agroecológico.

Roman Gaus

Fundador e diretor geral do Urban Farmers, uma empresa de tecnologia limpa pioneira em hortas em telhados. A empresa nasceu na Universidade de Ciências Aplicadas de Zurich e é líder em tecnologia de aguaponia, que economiza água, energia, e nutrientes, enquanto cria peixes e plantas em malha integrada. Roman é um dos líderes do movimento emergente de agricultura urbana e, antes de criar sua compania, trabalhou por mais de dez anos em empresas de alimentos como Procter&Gambler, Novartis e outras, nos Estados Unidos e Europa. Vive atualmente com a mulher e dois filhos em Zurich, Suíça.

Carol Sá

Mineira de Andrelândia, a cozinha faz parte de sua história de vida. Cursou biologia e atualmente está concluindo a Gastronomia na Unisuam. Carol  já participou de cursos e trabalhou em restaurantes na área de alimentação natural. É proprietária do Ecobuffet Basmati e líder do convivium Slow Food Rio - Zona Norte, onde coordena diversas ações na área de educação do gosto e promoção de hábitos saudáveis. Um dos projetos é o Disco Xepa, que levanta a temática do desperdício alimentar.