Mostra: Instituto Francês

O Instituto Francês propõe uma programação diversificada de filmes e aqui você poderá encontrar exemplos representativos de temática sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

Nossos Filhos irão nos Culpar

Nos Enfants nos Accuseront
França 2008, Jean Paul Jaud, 112 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_NossosFilhos_web_3.pngNa Europa, todos os anos, 100 mil crianças morrem de doenças causadas pelo meio-ambiente. Em uma pequena comunidade francesa, no sopé das Montanhas de Cévennes, o prefeito decide transformar a cantina escolar em orgânica. Como em todo o planeta, as pessoas são confrontadas com a ansiedade dos perigos da poluição química e agroindustrial.


Contato: contact@jplusb.fr
www.nosenfantsnousaccuseront-lefilm.com

Guerra e Paz no Jardim

Guerre et Paix dans le Potager
França 2006, Jean Yves Collet, 104 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Jardim_web.pngA pequena horta familiar de Moulin Neuf não é um jardim qualquer. Para não poluir o solo, a fim de comer legumes saudáveis, e para não transformar o local em deserto higienizado, os jardineiros não usam menor resquício de produto químico, isto já há mais de vinte anos. Esta horta orgânica é filmada como uma selva povoada por milhares de animais e alguns gigantes...os jardineiros!

Contato: 13prod@13production.com

O Mundo segundo a Monsanto

Le Monde selon Monsanto
França 2008, Marie-Monique Robin, 108 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Monsanto.jpgMonsanto, multinacional americana, inicialmente especializada na indústria química, em pouco mais de um século tornou-se líder mundial das biotecnologias, particularmente dos organismos geneticamente modificados. Esta empresa detém as patentes de 90% do milho, da soja e do algodão transgênico cultivados no mundo, e pode vir a controlar a cadeia alimentar inteira. Monsanto, alerta Marie-Monique Robin, é uma das empresas “mais controversas da era industrial”.

Contato: yves@productionsthalie.com
http://films.nfb.ca/monsanto

A Terra Desnorteada

Objectif Pôle Nord
França 2010, Documentário, Stéphane Nicolopoulos/Yanick Rose, 52 min.

O polo norte magnético, na direção do qual apontam todas as bússolas do mundo, se desloca permanentemente e a cada ano é necessário corrigir as cartas marítimas para adaptá-las a este deslocamento. Em 2005, durante uma expedição, dois cientistas encarregados de medir a exata posição do polo, constaram que em apenas um ano, o polo deslocou-se 120km ao invés dos 40km anuais esperados. Esta aceleração no deslocamento do polo norte magnético, associado à baixa na densidade do magnetismo terrestre – menos de 10% em 100 anos – pode ser um sinal de que haverá em breve uma inversão dos polos, fenômeno que aconteceu pela última vez há cerca de setecentos e oitenta mil anos? Será que estamos em vias de presenciar esta inversão? Qual será a consequência disto para a Terra e seus habitantes?

Contato: a.houdy@wanadoo.fr




Apoio:    Embaixada de França no Brasil         Cinemateca da Embaixada da França            Institut Francais