Mostra: Filmes de Floresta

Filmes Vencedores do Festival de Filmes de Floresta, Nova Iorque 2011

Para celebrar o ano das Florestas, o Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, em colaboração com o Jackson Hole Wildlife Film Festival, organizou o Festival Internacional de Filmes de Floresta, que aconteceu em fevereiro de 2011, na sede das Nações Unidas, em Nova York (EUA), reunindo mais de 160 filmes de diferentes países. Esta é uma seleção dos melhores filmes apresentados, gentilmente cedida pelo Escritório de Informação das Nações Unidas do Rio de Janeiro (UNIC-RJ).

Amazônia Viva

Amazon Alive
2010, Christian Baumeister, 44 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_AmazonAlive_web.pngA história da complexidade da floresta amazônica. Usando animais como a onça-pintada, a ariranha e a arraia de água doce, mostra a selva impenetrável e hostil em um entendimento inigualável da sua biodiversidade: a floresta não é apenas o resultado de milhões de anos de evolução; sua riqueza deriva de luta, convulsão e um notável evento – a elevação geológica dos Andes - que mudou o curso do Rio Amazonas.

Prêmio Especial do Júri: "Uma excelente integração entre história, biologia e cultura da região da bacia Amazônica"

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-152.htm

Lutando contra o Tigre

Conflict Tiger
Reino Unido/França/USA 2005, Sasha Snow, 64 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_ConflictTiger_web.pngUm thriller ambiental explorando as relações cada vez mais conflituosas entre tigres e pessoas nas florestas do Extremo Oriente russo. O filme segue o trabalho de Yuri Trush, um rastreador de tigre chamado para lidar com uma série de ataques destes animais. O filme desafia as ilusões da história natural tradicional, contrapondo a situação precária do animal com as necessidades prementes da sobrevivência humana.

Ganhador da Categoria "Esta é minha Foresta"

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-30.htm

Escalando as Sequoias Gigantes

Climbing Redwood Giants
Estados Unidos 2009, John Rubin, 52 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Redwood_web.jpgSão como gigantes e estão entre as maiores e mais antigas árvores da terra. Algumas com mais de 350 metros, mais altas do que a estátua da liberdade, que devem ter sido mudas na época do nascimento de Jesus. Lendas naturais, detetoras de segredos de séculos de idade.  O filme mostra o ambiente pouco explorado de sequóias gigantes, usando material de  alta tecnologia aérea, com imagens de tirar o fôlego.

Ganhador da Categoria "Herói da Floresta
"

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-123.htm

Esperanças num Clima em Mudança

Hope in a Changing Climate
Reino Unido 2010, Jeremy Bristol, 30 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Hope_web.jpgO documentário demonstra que é possível reabilitar os ecossistemas danificados em grande escala, restaurarando as funções dos ecossistemas nas áreas onde eles foram perdidos, melhorando, portanto, a vida das pessoas em situação de pobreza durante gerações além de seqüestrar carbono naturalmente.

Ganhador da Categoria "Problemas e Soluções"

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-74.htm

Florestas Antigas

The Ancient Forests
Estados Unidos 2010, Julien Temple, 3 min.

Você pode imaginar o que aconteceria se a sua casa fosse destruída? É exatamente o que está acontecendo com as florestas em redor do mundo. A cada dois segundos uma área de floresta do tamanho de um campo de futebol é destruída ameaçando espécies como os gorilas, orangotangos e chipanzés, colocando-os sob o risco de extinção.

Prêmio Especial do Júri: comunicação eficaz e criativa através de um curta

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-88.htm

Homem da Terra

Man of the Soil
França, 2010, Pierre Deschamps, 7 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_ManSoil_web.jpgEm contraste com a agitação da vida da cidade na ilha caribenha de Dominica, Jerry West Maka se ocupa de seu jardim, preparando sua comida, assim como seus avós lhe ensinaram. Jerry é Nom Tew, o homem do solo.

Melhor da categoria de curta metragem

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-140.htm

Green

2009, Patrick Rouxel, 48 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Green_web.jpgO desmatamento progressivo da Indonésia e, por conseguinte, a extinção iminente dos orangotangos. Ela se chama Green, uma fêmea de orangotango, mais uma vítima da devastação florestal e da exploração desordenada dos recursos naturais.

Ganhador do Premio "360º Floresta de todas as coisas"

http://films.jhfestival.org/demos/IFFF2011/IFFF-27.htm

Mude Já!

Switch Today
Estados Unidos 2010, Arjun Rihan, 1 min.

Em apenas um minuto, o diretor nos faz rir e pensar como gastamos papel higiênico, que é feito de árvores centenárias.

Special Juri Award

 

Apoio:   UNIC Rio de Janeiro