Mostra: Clima.Cultura.Mudança

A série de filmes Clima.Cultura.Mudança foi produzida pelo Instituto Goethe em colaboração com a ECOMOVE International. Tendo como foco as dimensões sociais da mudança climática - o homem como perpetrador, como vítima, mas também como a chave para a resolução dos problemas - a série contém filmes produzidos em diversos países.

Antes do Dilúvio: Tuvalu

Before the Flood: Tuvalu
Reinos Unidos/França 2004, Documentário, Paul Lindsay, 62 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Before-the-Flood_web.pngTuvalu é uma ilha no oceano Pacífico que se assemelha ao paraíso – devido às mudanças climáticas, ela será imersa pelo mar em algumas décadas, Há muito tempo, os moradores da ilha estão numa luta internacional por medidas abrangentes contra as mudanças climáticas. No anos 90, Tuvalu vendeu o seu domínio na internet „.tv“. Com isso, o país proporcionou um aumento considerável na prosperidade econômica de sua população de aproximadamente 10.000 habitantes. Porém, com o dinheiro, Tuvalu também adotou cada vez mais o chamado „american way of life“. Em um tom melancólico e contemplativo, o filme descreve a eficiência do modelo de vida moderno ocidental. E mostra ao mesmo tempo o quanto é difícil abrir mão do consumo imediatista em prol de uma duradoura qualidade de vida. Mesmo quando os efeitos negativos estão literalmente diante da própria porta.

O Círculo

Der Kreis
GDR 1988, Animação, Klaus Georgi, 3:25 min.

Uma indústria gigantesca lança uma fumaça negra de suas inúmeras chaminés. As pessoas do lugar têm que usar máscaras de proteção. A fábrica trabalha incessantemente. Uma máquina ao lado da outra. Todas elas produzem – máscaras de proteção.

Consequência

Konsequenz
GDR 1986, Animação, Klaus Georgi, 2 min.

Espectadores vêem estarrecidos um filme no qual carros envoltos na fumaça dos escapamentos estão parados diante da cancela no cruzamento do trilho do trem. O homem que está no fim da fila tosse, os animais tossem na floresta, a floresta tosse, tal como a Terra. O filme acaba, os espectadores aplaudem e saem rapidamente... para seus carros. A discrepância entre o saber e o agir; apresentada em dois minutos.

A Conta

Die Rechnung
Alemanha 2009, Ficção, Peter Wedel, 4:22 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Die-Rechnung_web.jpgTrês amigos se encontram num bar e falam sobre suas vidas. Carro, férias, casa própria – a proteção do clima não tem importância alguma. Porém, na hora da conta, fica claro quem vai pagar caro no final...

Eles virao para a Cidade

They will come to Town
Alemanha 2008, Animação, Thilo Ewers, 1:20 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Theywillcometotown_web.jpgImagens de uma metrópole no futuro. Enormes desfiladeiros urbanos, sem uma alma viva sequer, em ruínas, recobertos de plantas. Porém, subitamente fica claro o que aconteceu...

A Era dos Ignorantes

The Age of Stupid
Reinos Unidos 2009, Documentário, Franny Armstrong, 92 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Age-of-Stupid_web.jpgNo ano de 2055, a catástrofe climática dizimou a humanidade inteiramente. O último "arquivo" da civilização humana encontra-se no meio do oceano. O único funcionário restante (Pete Postlethwaite) relembra os artigos de jornal do começo do século 21, quando ainda havia a possibilidade de evitar a catástrofe.
O filme une uma narrativa ficcional com elementos de documentário, traçando assim o caminho da catástrofe ecológica, a partir do futuro, onde paira a pergunta que não quer calar Por que nós não tomamos o destino em nossas mãos enquanto ainda tínhamos a possibilidade para tal? Assim, mostram-se não somente as inter-relações da mudança climática, como também as barreiras individuais e culturais que dificultam tanto agir hoje.

www.ageofstupid.net

Pessoas - Sonhos - Ações

Menschen - Träume – Taten
Alemanha 2007, Documentário, Andreas Stiglmayr, 90 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Menschen-Traeume_web.jpgUma província do leste alemão nos anos 90: Um grupo de cerca 120 pessoas funda a vila ecológica “Sieben Linden” (Sete Tílias) de autogestão. Impulsionados pela utopia de uma vida ecológica e de responsabilidade, elas constroem um minipovoado, no qual diversas áreas da vida cotidiana devem estar em harmonia com a natureza e entre si. Além das dificuldades de organização financeiras, elas também enfrentam dificuldades sociais, na tentativa de equilibrar as necessidades individuais e as exigências da vida em grupo. Apesar disso, a maioria dos moradores da comunidade não consegue mais imaginar outra forma de vida.

www.menschen-träume-taten.de

Quando o Iceberg se Parte

Wenn der Eisberg kalbt
Alemanha 2002, Documentário, Sylvie Hohlbaum/Gregor Schubert, 6 min.

Manfred Binder é um "inventor" em uma província no estado de Hessen. Para ele, o apocalipse devido à mudança climática é apenas uma questão de tempo. Sua solução para salvar a humanidade após a elevação do nível do mar é uma gigantesca "cápsula de sobrevivência", que flutua sobre os mares do mundo...

Receitas para um Desastre

Recipes for Disaster
Finlandia 2008, Documentário, John Webster, 85 min. 

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Recipes-for-Disaster_w.jpgO diretor John Webster mostra como cada indivíduo pode combater as mudanças climáticas, compartilhando conosco sua experiência de viver com baixas emissões de carbono. Ao longo de um ano, ele e sua família tentam reduzir a sua própria "pegada ecológica" a um mínimo possível e aceitável – entre outras coisas, abrindo mão do automóvel, da energia elétrica e artigos de plástico, bem como uma alteração radical da alimentação consumindo apenas produtos regionais. O filme conta de modo divertido e autêntico as adversidades e resistências que ele encontrou no dia a dia – mas também algumas liberdades novas que descobriu. Assim, ele mostra não somente a discrepância evidente entre o estilo de vida atual e uma vida sustentável, em uma jornada do egoísmo à consciência.

www.recipesfordisaster.info

Duas Rochas

Das Rad
Alemanha 2001, Animação, Chris Stenner/Heidi Wittinger/Arvid Uibel, 8:30 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Das-Rad_web.jpgHew e Kew são duas rochas antigas que vêem os séculos passando pela sua frente. Há muito não acontecia nada na sua existência de rocha. Até o dia em que os primeiros seres humanos surgem em cabanas. Hew e Kew testemunham como o homem inventa a roda. Depois disso, tudo acontece muito rápido: carrinhos de mão viram automóveis, cabanas viram cidades que devoram a paisagem. O desenvolvimento humano se torna cada vez mais veloz. As duas rochas ainda não tinham visto tal coisa ao longo de seus milhares de anos de existência. Porém, o surgimento do ser humano permanece um episódio passageiro para Hew e Kew. Depois dessa grande correria, de repente a tranquilidade retorna...

Sobre as Águas

Über Wasser
Austria/Luxemburgo 2007, Documentário, Udo Maurer, 82 min.

tl_files/dynamic_dropdown/images FilmAmbiente/Images_Films/Film_Ueber-Wasser_web.jpgA água é o recurso natural mais importante para a vida e sobrevivência humana. Porém, o acesso à água potável está cada vez mais difícil. Com as mudanças climáticas, a escassez de água em várias regiões do mundo está se agravando drasticamente. Em três episódios, o filme mostra pessoas que se confrontam com diversos fenômenos como a seca, enchentes e a poluição da água potável. Em Bangladesh, casas se tornam barcos; no Cazaquistão, após o desaparecimento do Mar de Aral, vilas de pescadores se encontram subitamente em um deserto. E nas favelas de Nairóbi, a água potável vira uma mercadoria e uma questão de vida e morte. Além das histórias individuais, o filme mostra que os resultados dramáticos da mudança climática acontecem nas regiões que menos contribuíram para o problema.

www.ueber-wasser.de



Apoio:    Goethe Institut Brasil