Num tempo em que as opiniões públicas e pessoais se baseiam cada vez mais em imagens, filmes e vídeos são instrumentos que comunicam imediata e eficazmente, encorajando pessoas a refletir, discutir e, possivelmente, inspirando-as a mudar de comportamento. Filmes podem iniciar e reforçar modismos e estilos de vida. Nenhum outro meio é tão eficaz para demonstrar como vivemos nossas vidas. E nenhum outro meio pode ser tão eficaz para difundir modelos de viver sustentáveis que possibilitem um futuro melhor para a humanidade. Baseado nisto, Filmambiente apresenta anualmente filmes com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do mundo sobre questões ambientais e de sustentabilidade, traçando um panorama do pensamento mundial sobre as mesmas, de modo a inspirar e motivar pessoas a mudar seus estilos de vida e influir para que sua comunidade e país sigam o mesmo caminho.

O QUE FAZEMOS? Filmambiente reúne anualmente as melhores e mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais em exibições gratuitas e legendadas. Nossas principais atividades são:

Programação e exibição de filmes selecionados mundialmente

Desenvolvimento de audiências para filmes ambientais

w

Mediação de debates pós exibições e painéis temáticos

Eventos e exibições para empresas, escolas, universidades e outros

O QUE QUEREMOS? Filmambiente quer ampliar a visibilidade das questões ambientais, tornando-as cotidianas na vida de todos. Para isto, trabalha de forma permanente para:

Gerar diversidade de conteúdos de exibição

Organizar palestras, workshops, painéis e debates, especialmente com os temas incluídos nas Metas Globais 2030.

Ampliar audiências, especialmente crianças e jovens, para quem preparamos anualmente uma programação especial


SUZANA AMADO

suza siteProdutora de cinema e vídeo há mais de 30 anos, iniciou sua carreira na TV Educativa; foi superintendente adjunta de comercialização da Embrafilme, gerente de marketing da Columbia Pictures, ArtFilms e Editora Campus/Elsevier. Produções recentes: os documentários Hercules 56 (2006), Transcendendo Lynch (2009), Vou Rifar Meu Coração (2012); as ficções Proibido Proibir (2005) e Korda (2004), Seven Generations into the Future (2005  – local producer) and És tu Brasil (2003) e as séries de TV A Turma do Pererê (TVBrasil – 2009) e Vou Rifar Meu Coraçao (Canal Brasil – 2013) e o telefilme Metade Sexo, Metade Muzarela (Multishow – 2002). Criou, dirige e faz a curadoria do Filmambiente Festival.

Ricardo Gomes

Biólogo Marinho formado pela UFRJ, Fotógrafo, cinegrafista, produtor e director de cinema e TV.Trabalhou por seis anos como editor adjunto de fotografia do jornal O Globo. Desde 1996 assina reportagens para publicações como NY Times, Los Angeles Times, Dallas Morning News, Der Spiegel (Alemanha) e Lonely Planet Guide (Austrália). Como produtor e cinegrafista fez a produção local no Rio de Janeiro para diversos trabalhos de TVs internacionais rodados no Brasil, tendo trabalhado para filmagens de documentários e reportagens para canais como Chanel 4, BBC, RDI Canada, Lonely Planet, TV2 Denmark.
Produtor associado do longa documentário Rio Breaks(2009). Em 2011 dirigiu a fotografia do curta “Lápis de Cor”, filme que participou de mais de 70 festivais de cinema no Brasil e exterior. Em 2014 lançou o documentário “ Mar Urbano”, no qual ficou 15 anos filmando a vida submarina das praias de Copacabana e Ipanema. Em 2017 lançou seu segundo documentário “ Baía Urbana “ mostrando a vida submarina da Baía de Guanabara. Presidente do Instituto Mar Urbano.

Marcelo Paes de Carvalho

Atua na área de produção audiovisual, gestão cultural, além de projetos de tecnologia da informação. Atualmente desenvolve diversas ações no terceiro setor, em projetos de capacitação em audiovisual e novas mídias. Sócio da Incartaz Filmes e Eventos (desde 1995), participa ainda da diretoria de diversas instituições, como o Instituto InCartaz, a ECOAR – Educando com Arte e o Instituto Harmonya do Brasil. Coordena o Programa FilmInBrasil, que circula com oficinas, workshops e cursos de capacitação em produção audiovisual em todo o território brasileiro, Palestrou e ministrou cursos e oficinas em diversas instituições, como SESC, SENAI, SEBRAE, Banco do Nordeste, UNESA, UCAM, UFF, Anhanguera, entre outras.. Estão entre seus clientes e parceiros UNICEF, ONU, American Airlines, Universidade de Michigan, NIKE, entre outros. Convidado constantemente para curadoria e júri de festivais de cinema em diversos estados do país. Apenas no primeiro semestre de 2017, já esteve em 24 países, com o projeto BackPack4Life.

RAQUEL COUTO

raquel sitebÉ formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza trabalhos como diretora e editora de cinema e TV através de sua produtora, Uirapuru filmes ltda. Faz parte da equipe Filmambiente desde a primeira edição, responsável pela montagem da programação de todas as salas.

Ariel Kozlowski

Economista pela UFF, Vencedor do 3º Melhor Plano de Negócios do Curso Sequencial de Graduação Sequencial em Empreendedorismo & Inovação 2011, UFF & UAB. Finalista do Prêmio Jovens Inspiradores 2012 Fundação Estudar & Grupo Abril. Co-fundador da Startup Social Cidadão10, StartupRio 2014. Consultor de Gestão especializado em Planejamento Estratégico e Sustentabilidade atuando com ONGs e Startups de impacto Social e/ou Ambiental desde 2013. Produtor Executivo e Co-roteirista do documentário Baía Urbana, 2017. Co-fundador e atual Diretor Executivo do Instituto Mar Urbano.

BERNARDO THEDIM

bernardodAssistente de produção no primeiro Filmambiente e coordenador à partir de 2012, responsável pela programação de salas, coordenação do receptivo de salas e do transporte do festival. Trabalhou anteriormente como assistente de produção em campanhas eleitorais no Rio de Janeiro; como assistente de produção em produções internacionais realizadas na cidade, tanto de filmes – saga Crepúsculo – como em comerciais; atuou como coordenador de transporte e assistente de produção no seriado de televisão A Turma do Pererê (TV Brasil), além de assistente de produção e coordenador de transporte em diversos filmes nacionais de curta e longa metragem.