Num tempo em que as opiniões públicas e pessoais se baseiam cada vez mais em imagens, filmes e vídeos são instrumentos que comunicam imediata e eficazmente, encorajando pessoas a refletir, discutir e, possivelmente, inspirando-as a mudar de comportamento. Filmes podem iniciar e reforçar modismos e estilos de vida. Nenhum outro meio é tão eficaz para demonstrar como vivemos nossas vidas. E nenhum outro meio pode ser tão eficaz para difundir modelos de viver sustentáveis que possibilitem um futuro melhor para a humanidade. Baseado nisto, Filmambiente apresenta anualmente filmes com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do mundo sobre questões ambientais e de sustentabilidade, traçando um panorama do pensamento mundial sobre as mesmas, de modo a inspirar e motivar pessoas a mudar seus estilos de vida e influir para que sua comunidade e país sigam o mesmo caminho.

O QUE FAZEMOS? Filmambiente reúne anualmente as melhores e mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais em exibições gratuitas e legendadas. Nossas principais atividades são:

Programação e exibição de filmes selecionados mundialmente

Desenvolvimento de audiências para filmes ambientais

w

Mediação de debates pós exibições e painéis temáticos

Eventos e exibições para empresas, escolas, universidades e outros

O QUE QUEREMOS? Filmambiente quer ampliar a visibilidade das questões ambientais, tornando-as cotidianas na vida de todos. Para isto, trabalha de forma permanente para:

Gerar diversidade de conteúdos de exibição

Organizar palestras, workshops, painéis e debates, especialmente com os temas incluídos nas Metas Globais 2030.

Ampliar audiências, especialmente crianças e jovens, para quem preparamos anualmente uma programação especial


SUZANA AMADO

Produtora de cinema e vídeo há mais de 30 anos, iniciou sua carreira na TV Educativa; foi superintendente adjunta de comercialização da Embrafilme, gerente de marketing da Columbia Pictures, ArtFilms e Editora Campus/Elsevier. Produções recentes: os documentários Hercules 56 (2006), Transcendendo Lynch (2009), Vou Rifar Meu Coração (2012); as ficções Proibido Proibir (2005) e Korda (2004), Seven Generations into the Future (2005  – local producer) and És tu Brasil (2003) e as séries de TV A Turma do Pererê (TVBrasil – 2009) e Vou Rifar Meu Coraçao (Canal Brasil – 2013) e o telefilme Metade Sexo, Metade Muzarela (Multishow – 2002). Criou, dirige e faz a curadoria do Filmambiente Festival.

RAQUEL COUTO

É formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza trabalhos como diretora e editora de cinema e TV através de sua produtora, Uirapuru filmes ltda. Faz parte da equipe Filmambiente desde a primeira edição, responsável pela montagem da programação de todas as salas.

MICHAEL GREIF

Estudos de Ciência Política e Sociologia com foco em sustentabilidade, politica internacional, comunicação sustentável. Diretor da ONG ECOMOVE International e da produtora ON Media Produções. Trabalhou em diversas instituições, incluindo a Divisão da ONU para Desenvolvimento Sustentável e o EURES, Instituto de Estudos Regionais da Europa, além de ser curador de diversos festivais, e consultor de cinema e mídia. Experiência em curadoria, desenvolvimento e gerenciamento de projetos culturais e de meio-ambiente, pesquisa e educação. No Filmambiente desde a primeira edição, é curador.

PEDRO AMADO NETTO

Advogado, com larga experiência na área de captação de recursos para projetos audiovisuais, dentre eles “Buzo & Spalanzani” e “O Passageiro”, direção de Flavio Tambellini; “Vendo ou Alugo”, direção de Betse de Paula; “A Era dos Campeões”, produzido por Hangar Filmes; “Histórias que só existem quando lembradas”, de Lucia Murat; “JK”, de Zelito Viana e vários outros. Participa desde o primeiro ano do Filmambiente, como promotor e, a partir de 2013 passa a exercer também o cargo de produtor, com a tarefa de conquistar apoios promocionais, institucionais e de mídia.

MARCO LOPES

Formado em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro e atuando na área de produção cinematográfica, desde 1983, em filmes de curta e longa metragem, documentários, publicidade, institucionais e produção para televisão. No Filmambiente desde 2014, é responsável pelas relações institucionais.

BERNARDO THEDIM

Assistente de produção no primeiro Filmambiente e coordenador à partir de 2012, responsável pela programação de salas, coordenação do receptivo de salas e do transporte do festival. Trabalhou anteriormente como assistente de produção em campanhas eleitorais no Rio de Janeiro; como assistente de produção em produções internacionais realizadas na cidade, tanto de filmes – saga Crepúsculo – como em comerciais; atuou como coordenador de transporte e assistente de produção no seriado de televisão A Turma do Pererê (TV Brasil), além de assistente de produção e coordenador de transporte em diversos filmes nacionais de curta e longa metragem.