O Filmambiente 2018 – que passou por Brasília, em março, durante o Fórum Mundial da Água, com uma seleção de filmes sobre questões relacionadas ao tema – acontecerá de 20 a 23 de setembro, em Niterói, no Reserva Cultural, trazendo ao Rio boa parte dos filmes exibidos na ocasião, na mostra Green Film, e algumas novidades.

Programa de Longas em Competição

Os filmes a seguir fazem parte da programação reunida no Green Film Program, organizado pelo Filmambiente para o Processo Cidadão do 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em março de 2018, em Brasília. Não poderíamos deixar de apresentá-los também em Niterói. São filmes que desenvolvem suas temáticas em torno da água. Seja como um mar a ultrapassar, para uma vida melhor, como o espanhol Astral; ou o fundo do mar, do nacional Baia Urbana. Receptáculo de adoração ou condutora de espiritualidade, como o brasileiro DetoxSP ou o americano Rio Sagrado (des) Sacralizado; ou ainda para denunciar o consumismo e devastação que alguns segmentos da indústria da moda podem causar, caso do canadense Rio Manchado de Azul, premiado e aplaudido em Brasília e mundo afora. Podem ainda tratar de gênero, como o sensível e forte filme mexicano, O Moinho. A Amazônia, maior concentração de água potável do planeta, está em duas produções: a americana Muito Além de Fordlândia, que mostra a aventura de Henri Ford na região, nos anos 1930, para chegar à atual devastação causada pela soja, e o brasileiro O Jabuti e a Anta, sobre outra forma de devastação na região: as hidrelétricas, causando desalojamentos humanos e devastação ambiental.
Enfim, uma grande diversidade de assuntos, todos fundamentais nos dias atuais.

Conheça os filmes


Programas de Curta Metragem

Os curtas estão reunidos em três programas, com grande diversidade temática e potência de imagens. Alguns, sem fala alguma, apenas a universalidade de imagens – fortes, potentes, as vezes simples, alegres e mesmo inocentes; outras devastadoras, em sua realidade triste e crua.
Imagens que nos ajudam a refletir sobre os rumos que escolhemos tomar, enquanto sociedade.

Conheça os filmes

 

Curtas em animação 

Os filmes em animação já são uma tradição na programação do Filmambiente e uma excelente maneira de atrair a atenção de jovens e crianças para questões ambientais, de forma lúdica, num formato facilmente assimilado por todas as idades. Este programa é composto por animações em torno da água, de diferentes pontos de vista: desde uma flor, um peixe, uma gotinha, até o de indios que narram suas lendas em torno do dilúvio.

 

 

PROGRAMAÇÃO     |     DIRETORES E OUTROS CONVIDADOS     |     EVENTOS PARALELOS