Devido à circunstâncias excepcionais, o Filmambiente 2017 não acontecerá em 2017, com seu formato tradicional, com uma mostra competitiva de longa e curta metragem. Ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro programamos algumas sessões especiais, no Espaço Itaú de Cinema, seguidas de debates.

Não perca!

dia 27 de Setembro Baia Urbana, de Ricardo Gomes (Brasil)

Documentário sobre um dos principais cartões de visita do Rio de Janeiro visto de um ângulo completamente inédito: o fundo das águas da Baía de Guanabara.
Focando em personagens que vivem neste ambiente e conhecem suas espécies e seus problemas.
Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo 316.

dia 18 de outubro, Astral, de Jordi Évole (Espanha)

Documentário dirigido pelo conhecido jornalista e apresentador de televisão espanhol Jordi Évole, conta a emocionante história de um veleiro de luxo que foi convertido em um barco de salvamento marítimo para os refugiados que tentam cruzar o mar Mediterrâneo em busca de um futuro melhor no continente europeu, para si e para os seus.
Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo 316.

dia 14 de novembro, Beyond Fordlândia, de Marcos Colón (USA)

Um relato da mal sucedida tentativa de Henry Ford de estabelecer na Amazônia uma plantação de borracha no rio Tapajós em 1927, a transição para a bem sucedida plantação na região de soja para exportação e seu reflexo na preservação da floresta. A sessão será seguida de debate com o diretor e os especialistas em Amazônia professor Marcus Barros e jornalista Lúcio Flávio Pinto.